domingo, 24 de setembro de 2017

O TERÇO DOS HOMENS: Feliz a família que tem um pai que se preocupa em rezar pelos seus

Nas minhas andanças pelas paróquias da Diocese de Paranavaí vou percebendo um ou outro elemento da pastoral ou da espiritualidade do nosso povo que nasce e cresce sem mesmo a gente perceber. Neste sentido vem chamando atenção nos últimos anos a rapidez com que crescem os grupos do “Terço dos Homens”. Em várias das nossas paróquias estes grupos já se reúnem e o trabalho vem acontecendo. Os frutos também já começam a aparecer. É claro que a oração do terço nos leva a refletir os mistérios da vida de nosso Senhor Jesus Cristo. O terço é uma oração mariológico-cristológica porque quem está no centro não é Nossa Senhora, mas o próprio Jesus Cristo.
O Papa São João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (2002), despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela antiquíssima devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o mundo. É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiro.terco_4
Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG), conta que a “origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o Terço, se perde na história. Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente foi do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Schoenstatt, também conhecido como Mãe Rainha, presente, sobretudo no Norte e no Nordeste”.
Em nossa diocese estes grupos estão crescendo e continuam fazendo florescer a boa devoção a Nossa Senhora nas comunidades, especialmente entre os homens. Testemunhos de participantes assíduos mostram que esta devoção é capaz de fazer renascer a participação na vida da comunidade, conscientiza sobre a dedicação à família, faz retornar o amor à Eucaristia, incentiva a prática da caridade, aumenta a confiança em Deus, etc. Já aconteceram, inclusive, Encontros Nacionais de Grupos do Terço dos Homens, em Aparecida – SP. Estes visam animar tais grupos que surgem em todo o nosso país a se aprofundarem na prática desta oração para alimentar a fé dos fiéis
Que a graça de Deus que sopra onde quer, faça com que mais e mais pessoas se encantem com Jesus Cristo através da prática da oração do terço. Feliz a família que possui um pai que se preocupa em rezar pelos seus. Feliz a comunidade que tem grupos de homens que se preocupam de rezar pelas famílias, pelos filhos e pela Igreja. Feliz a Igreja que continua a unir seus filhos pela devoção à Nossa Senhora. Virgem Mãe, Oh, Mãe da.






Nenhum comentário:

Postar um comentário